Colher de café

O café é uma paixão mundial e faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Devido a isso, ele é preparado de inúmeras maneiras e cada um dá o seu toque pessoal no momento de criar essa bebida. Porém, quantas colheres usar para fazer o café perfeito?

É verdade que as preferências com relação ao tradicional cafezinho mudam de pessoa para pessoa. Mas para atingir bons resultados é necessária uma combinação de alguns fatores, como tipo de café, quantidade de água e muito mais. 

Portanto, se você quer a receita ideal, continue lendo e descubra como preparar um café saboroso

Assista o vídeo com as medidas:

Quanto de pó para 1 litro de café?

O primeiro passo para preparar um excelente cafezinho é criando a proporção correta entre água e pó. 

Dessa forma, o indicado pelos baristas é utilizar cerca de 70 gramas de café, que equivale a 6 colheres de sopa, para 1 litro de água. Essas quantidades são recomendadas para preparar uma bebida de intensidade mediana. 

Com isso, quem gosta de um café mais suave pode reduzi-la um pouco ou se preferir um mais intenso pode aumentá-la. 

Quanto de pó para 500 ml de café?

Se a ideia é fazer 500 ml de café, deve-se dividir a receita na metade. Nesse caso serão 35 gramas ou 3 colheres de sopa de pó para 500 ml de água. 

Quanto de pó para uma xicara de café?

É muito comum que pessoas que moram sozinhas preparem quantidades pequenas de café por vez. Todavia, não é fácil de saber quantas colheres usar para uma xícara. Se você mora sozinho considere adquirir uma cafeteira de capsula, vai te ajudar bastante. 😉

E realmente não tem uma receita 100% concreta para isso, visto que há uma grande variação no tamanho das xícaras. 

Porém, para preparar uma bebida equilibrada pode-se usar a proporção de 10 gramas de café para 100 ml de água. Outra alternativa é utilizar uma colher de sopa, que é referente a cerca de 12 gramas, para 120 ml de água.

Outra alternativa eficiente para preparar uma única xicara de café de uma vez é comprar o drip coffe, estes cafés especialmente feitos para uma única xicara. 

Qual a medida ideal de café para duas pessoas?

A medida de café para duas pessoas varia conforme o consumo desses indivíduos. No entanto, estima-se que 400 ml de bebida seja o convencional. 

Deste modo, uma boa proporção é 40 gramas de pó de café, que equivale a aproximadamente 4 colheres de sopa, para 400 ml de água. 

Qual a medida ideal de açúcar para se fazer café?

Para fins de degustação não é indicado adoçar o café, visto que o açúcar muda o seu sabor. 

Também não é recomendado adoçar a água que será usada para passar o café, porque esse componente pode acabar mudando as suas propriedades. Com isso, o ideal é que a bebida seja adoçada na xícara conforme o gosto de quem irá consumi-la. 

Entretanto, se mesmo assim você deseja fazer o seu café adoçado, uma medida considerada tradicional é de 5 colheres de sopa de açúcar para 400 ml de água. 

Quais as medidas ideais para preparo de café na cafeteira elétrica?

A proporção de água e pó de café não se altera se a bebida será preparada no método convencional ou a partir da cafeteira elétrica. 

Todavia, a capacidade das cafeteiras elétricas costuma se alterar de modelo para modelo desse produto. Por isso, é necessário fazer adaptações conforme o aparelho que se tem em casa. 

De qualquer forma, tenha como base que para 1 litro de água 6 colheres de sopa de pó de café são ideais. 

Quais as medidas para preparar café na prensa francesa?

Quando se fala em prensa francesa, tanto as proporções, quanto o método de preparo e a moagem do café, são diferentes. 

Nesse caso, os baristas recomendam que deve-se utilizar de 6 a 8 gramas de pó de café para cada 100 ml de água. 

Além disso, para esse tipo de cafeteira o ideal é optar por pós de café com moagem grossa, pois o filtro presente nesse produto possui espaços maiores e pode acabar deixando a bebida com sedimentos. 

Qual a temperatura de água ideal para preparar o café?

Na hora de preparar um café as pessoas normalmente focam nas medidas e na qualidade do pó. Porém, elas esquecem de levar em consideração um fator muito importante: a água utilizada. 

Sobre isso, a primeira regra é nada de usar a água que vem direto da torneira. Sendo assim, saiba que o recomendado é utilizar água mineral ou filtrada, pois as suas impurezas podem interferir no sabor da bebida. 

Outro ponto a ser considerado é a temperatura e, diferente do que se pensa, o ideal não é quando se atinge o ponto de fervura. 

Na realidade, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a temperatura ideal da água para esse tipo de preparo é de 90°. Como a água ferve quando está em 100°C, deve-se desligar o fogo um pouco antes disso.

No entanto, se você for utilizar uma prensa francesa esquente a água até atingir entre 60 e 80ºC. 

Conclusão - Como fazer um café perfeito? 

Para fazer o café perfeito é necessário criar uma combinação de água na temperatura ideal, pó de qualidade e a proporção adequada entre ambos. Conhecer sobre a pontuação do café é também é importante para preparar um bom café.

Com relação ao tipo de pó, vale ressaltar que atualmente existem opções de diferentes moagens e sabores. A mais indicada depende do método utilizado para preparar o café e os gostos de quem irá consumi-lo. 

Isso porque há pessoas que preferem um café mais suave e adocicado, outras gostam mais dos intensos e amargos e assim por diante. 

E quantas colheres usar? A quantidade de pó de café varia de acordo com a quantidade de água. Logo, para relembrar, se for preparar 1 litro de café o mais indicado são 6 colheres de sopa de pó. 

Mas, e o coador? Hoje é possível escolher entre coadores de pano ou papel. Os de pano são os mais tradicionais. Eles são reutilizáveis, o que os torna mais econômicos, são fáceis de usar e ecologicamente corretos. Todavia, é necessário sempre lavá-los após o uso. 

Já os coadores de papel são descartáveis, práticos e conseguem criar uma bebida mais encorpada. Porém, removem um pouco dos óleos essenciais do café. Então, escolha o que se adequa melhor às suas preferências.

Por hoje é isso. Espero que com todas essas dicas você tenha aprendido a fazer o café perfeito!