Olá amigos sejam bem vindos a mais este post do Blog do Café. Hoje vamos mergulhar em uma xícara de café, ops! Vamos mergulhar de cabeça na profissão de barista.☕

Mas então?! Será que é uma boa investir tempo e dinheiro na profissão de barista em pleno 2020 com olhos para 2023 em diante? 

Será que a profissão de barista é valorizada e tende a ser no futuro? Quanto ganha um barista?💰

E o período pós-pandemia? As pessoas ficarão mais acostumadas a consumir os seus cafés em sua própria casa? 

Com muito trabalho e dedicação fui buscar estas informações especialmente para você!

Sem enrolação vamos conhecer mais sobre os trabalhos de um barista!


cappuccino sendo preparado por um barista


Oque é Barista? (significado)

Resumindo barista é aquele profissional que prepara o café de maneira profissional!

Na verdade ser um barista vai muito além de simplesmente operar uma maquina de café expresso. 

O barista é o profissional que vai extrair o melhor do café. E para se extrair o melhor café é necessário muito estudo para entender como o café se altera com diversas características como: planta, clima, torra, moagem, região e muito mais.

Além é claro de dominar os diferentes métodos de preparação do café o barista também prepara café com base em outras bebidas 

Bebidas que são adicionado leite como é o caso do cappuccino, latte machiato.

E também alguns tipos com algum tipo de bebidas alcoólicas como o café cubano e o Irish coffe (café irlandês).

Obs. Nos Estados Unidos o termo barista se refere somente a quem prepara cafés.

Mas, o termo barista é de origem italiana que se refere ao profissional que prepara todos os tipos de bebidas com adição de leite e de álcool.

A profissão tem se popularizado no Brasil juntamente com a demanda pelo consumo de cafés especiais.

Pode passar despercebido, mas aquele cafezinho expresso que pedimos na cafeteria com certeza já foi testado inúmeras vezes para chegar a um grau de satisfação. 

Certamente alguém com precisa entender sobre o melhor grão, a temperatura correta da água, a moagem certa para que o cliente se surpreenda com o café... 

E por aí você já vai entender que qualquer pessoa (sem que tenha se preparado) não seria capaz de extrair um café desta maneira.

Onde trabalha um barista e áreas de atuação


Cafeteria - Lugar onde trabalham os baristas

Se você pretende ser um barista esteja preparado para servir bem as pessoas.

Por que... Pense comigo!

O que faz uma cafeteria ter sucesso? 

As pessoas que nela trabalham!

Sim, pois se alguém quer um café feito às pressas seria mais fácil apertar o botão da cafeteira de capsula e ser feliz. 

Isso faz sentido?

Pois bem...

...Quando as pessoas param em uma cafeteria elas querem ter bons momentos, boas experiências, saborear um café e também uma historia por traz daquele café.

Logo um barista pode trabalhar em cafeterias, hotéis, aeroportos, bares, restaurantes...

E com isso já é possível perceber que para um barista profissional será difícil ficar parado sem trabalhar, visto que nos lugares que citei estão repletos de oportunidades para quem quer trabalhar.

Você pode ir além se quiser montando sua própria cafeteria e empreender no ramo do café. 

Alias muitos acabam se especializando em barismo para ter seu próprio negocio.

Se esse for seu objetivo empreender com uma cafeteria, porque não começar em uma cafeteria trabalhando como funcionário aprendendo como funciona tudo na prática para depois iniciar seu próprio negócio?

Fica a dica.

Em 2020 ainda vale a pena ser um barista?

Se preocupar com o futuro de um mercado e uma profissão na minha opinião faz sim todo o sentido nos dias de hoje.

Saber se um mercado esta passando por um período sazonal ou se ele está em declínio pode te fazer com que economize tempo e dinheiro.

Infelizmente o ano de 2020 não tem sido um ano fácil para o café. Na verdade não tem sido fácil para ninguém devido à pandemia no qual estamos enfrentando.

A profissão de barista depende diretamente do publico e por isso em 2020 a profissão se viu um pouco ameaçada uma vez que as cafeterias têm como propósito também a interação social.

Mas dizer que o a interação social do brasileiro ficará comprometida é difícil de aceitar pelo fato de que nossa cultura valoriza muito a interação social.

Estudos mostram que apesar das medidas de distanciamento social o consumo de café continua inalterado. 

Isso significa que o brasileiro não abandona o café.

Logo te digo (na minha humilde opinião) que essa fase vai passar e voltaremos a ter nossos dias de liberdade novamente.

Obs.: quando estou escrevendo este artigo já se fala em vacina contra a covid – 19, isso com certeza tranquiliza muita gente e nos motiva a voltar a viver nossas vidas normalmente.

Campeonato mundial de Barista.

A profissão de barista é tão levada a serio que existe até uma competição mundial de baristas. 

A cada ano a World coffe envents realiza o campeonato mundial de baristas. Neste evento os juízes certificados avaliam os competidores que preparam expressos, bebidas com leite e bebidas exclusivas.

O evento conta com patrocínio de grandes marcas de equipamentos e suprimentos para o dia a dia do barista, tais como: Victoria Arduino, Mahlkonig, Urnex e muitas outras

Quanto ganha um Barista?


Empresários do ramos de  cafeteria

Varias coisas podem ajudar a definir a media salarial de um barista, como por exemplo a região onde ele irá atuar, e o nível de experiência.

Mas a media salarial costuma variar de R$1000,00 a R$2000,00. Aqui você pode ver uma pesquisa mais completa sobre o salário de um barista.

Achou pouco não é mesmo? 

Sim mas calma! O salário não é muito motivador no inicio, mas o mercado cafeeiro no Brasil é grande e existem muitas oportunidades para quem está disposto a trabalhar duro.

Sugiro que você olhe isso com outros olhos. Olhos de oportunidade.

Sim... ao invés de sentar e chorar e desistir de tudo porque não encarar por um tempo e aprender tudo a respeito na pratica, para futuramente você ser o dono de sua própria cafeteria?

Muitas pessoas começaram assim e se deram bem.

Aprender com a experiência pratica de outras pessoas é a melhor maneira de aprender.

Um ponto a acrescentar é que você não precisa ser um barista e viver disto. Você pode ser um barista por hobby e preparar cafés e outras bebidas simplesmente pelo prazer de prepará-las para seus amigos e as pessoas mais próximas.

Como ser um barista e por onde começar

Comece com os estudos. É um bom começo. 

Você pode começar lendo os conteúdos disponíveis gratuitamente na internet, aqui no blog do café tem muita coisa bacana para você.

Você pode também visitar nossa pagina com os melhores cursos de barista. Tem cursos de todo quanto é tipo: Online, presencial, gratuitos e pagos.

Começar direto na pratica pode ser uma boa também. Se conseguir um trabalho em uma cafeteria você mesmo que não seja como um barista logo de começo, mas você já terá um contato direto com a profissão.

Como disse anteriormente trabalhar em uma cafeteria como um barista iniciante pode ser o que você precisa para aprender tudo sobre a profissão e por em prática para fazer acontecer algo maior na sua vida. 

E se você chegou até aqui com certeza já deu o primeiro passo. Só pelo fato de estar aqui lendo este artigo e pesquisando a respeito isso já mostra pro atividade e potencial em evoluir da sua parte.

Daqui para frente é só organizar as ideias e fazer acontecer.

Obrigado por estar conosco e até a próxima!