As 20 Melhores Marcas de Cafés de 2023

Sem dúvidas nós brasileiros amamos o café, seja produzindo ou consumindo. ❤️

Mas já faz algum tempo que começamos a apreciar por novas experiências e degustar cafés de qualidade superior. Com isso surgiram vários produtores de cafés especiais e gourmets para atender esta nova demanda.

E como surgiram muitas opções de cafés especiais, resta a pergunta: Quais os melhores cafés do Brasil e as melhores marcas?

Para te ajudar na escolha de um bom café separei aqui uma atualizamos a nossa lista com as melhores marcas de café do Brasil que te levará ao delírio de tão boa e agradável que será a sua experiência em degusta-lo. 🤩

Assista o vídeo resumo ou continue para ler todo o artigo!

Conheça a seleção 2024 Blog do Café das melhores marcas de cafés:

  • Café Santa Monica
  • Starbucks 
  • Café do Ponto
  • Café do Centro
  • Café Fazenda Pessegueiro
  • Café Orfeu
  • Café Três Corações
  • Café Baggio
  • Café Dutra
  • Café América 
  • Café Bialetti 
  • Octavio Café 
  • Café Native Orgânico
  • Latitude 13 Cafés Especiais
  • Café Nescafé 
  • Bravo Café
  • Café Pronova 
  • Café Melitta
  • Café Pilão 
  • Café Espressione

Falaremos a respeito de cada um deles. Estes cafés são ideais para sua cafeteira que moe o café na hora, ou moê-lo você mesmo e preparar na Hário V60. E só de pensar no aroma, vou ao delírio. 

Café Santa Mônica

Café Santa Monica

Tradicionalmente brasileiro, o Café Santa Mônica é cultivado e produzido na região de Machado, em Minas Gerais, e oferece um excelente custo benefício. 

Ele é reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade dos seus grãos, que possuem origem arábica e podem apresentar diferentes notas aromáticas, como de chocolate, caramelo, frutas vermelhas, mel e muito mais. 

Outro diferencial é que os cafés dessa marca são comercializados em grãos, em pó e em cápsulas. Graças a isso, se adaptam a todos os gostos e necessidades.   

Starbucks 

cafés Starbucks

Verificar Preço/cart/button/Color

Conhecida mundialmente, a Starbucks é uma marca de cafés americana, que foi fundada no ano de 1971, em Seattle. 

No Brasil ela chegou em 2006 e todos os dias é possível ver filas nas suas cafeterias para que os consumidores possam apreciar os seus saborosos e diferenciados cafés. 

Felizmente não é somente nas cafeterias que é possível degustar as bebidas dessa fabricante. Isso porque seus cafés já estão disponíveis para compra nas versões em cápsulas, que são compatíveis com máquinas Nespresso e Dolce Gusto, e em pó. 

Logo, quem deseja incluir os cafés Starbucks no seu dia a dia sem precisar se deslocar até uma loja da marca, pode comprá-los e prepará-los em casa facilmente. 

Café do Ponto

Café do ponto

Verificar Preço/cart/button/Color

A Café do Ponto também é uma marca brasileira e foi fundada por um grupo de cafeicultores paulistas em 1950.

Com mais de 70 anos de história, ela se destaca pela sua inovação e foi a primeira fabricante de café a abrir uma cafeteria na cidade de São Paulo e a pioneira a produzir cafés aromatizados e descafeinados.

Hoje a empresa possui cafeterias espalhadas por todo o Brasil e também comercializa seus produtos em supermercados e lojas para que eles possam ser degustados também em casa pelos consumidores.

Sendo assim, quem procura seus cafés para comprar os encontra nas versões torrado e moído, em embalagens de 500 gramas, e em grãos na versão de 1 kg. 

Café do Centro

Café do Centro

Verificar Preço/cart/button/Color

Muito tradicional, o Café do Centro começou a sua história em 1916, sendo uma das primeiras torrefações brasileiras. 

Essa marca mudou o cenário dos cafés no Brasil, se destacando por desenvolver a sua própria torrefadora de café, que foi uma das primeiras em território nacional, e por criar o primeiro café expresso nacional. 

Atualmente a Café do Centro faz parte do grupo Gran Coffee, que é líder na comercialização de máquinas de cafés e bebidas quentes, e possui em sua gama de produtos cafés em grãos, em cápsulas e moído e cappuccinos e achocolatados.  

Café Fazenda Pessegueiro

Café Fazenda Pessegueiro

Com uma história que começa em 1970, a Fazenda Pessegueiro pertence à mesma família há sete gerações e está localizada na cidade de Mococa, no interior de São Paulo. 

Nela são produzidos cafés tradicionalmente brasileiros, que se destacam por ter uma doçura elevada, baixa acidez, aroma complexo e sabor muito equilibrado.

Outro fato interessante é que o Café Fazenda Pessegueiro entrou para o mercado de cafés especiais em 2003 por cultivar um grão da espécie arábica, que é produzido de forma totalmente artesanal. 

Inclusive, essa marca comercializa cafés em grãos, moídos, em cápsulas e em sachês. 

Café Orfeu

Café Orfeu

A Orfeu começou as suas atividades já no mercado de cafés especiais 100% arábica no ano de 2005 e cultiva seus grãos em uma fazenda localizada no alto das montanhas no sul do estado de Minas Gerais. 

Todo o processo de cultivo e torrefação dos grãos é realizado no mesmo lugar de forma minuciosa, o que rendeu a essa marca o título de café brasileiro mais premiado do mundo na categoria Especial. 

E a Orfeu conta com uma ampla gama de cafés, que são desenvolvidos nas versões moído, em grãos, em cápsulas, que são compatíveis com cafeteiras Dolce Gusto e Nespresso, e em sachês, disponibilizando, inclusive, cafés orgânicos. 

Café Três Corações

Café Três Corações

Se você conhece pelo menos um pouco dos cafés brasileiros, com certeza já ouviu falar da Três Corações. 

A história desse grupo começou em 1959 no estado do Rio Grande do Norte e hoje ele é composto por nove marcas, estando dentre elas as famosas Três, Iguaçu e Pimpinela. 

Outro ponto interessante é que a Três Corações é uma das líderes no ramo de café expresso em cápsulas e conta com uma linha própria de cafeteiras de cápsulas. 

Café Baggio

Café Baggio

A Baggio Café foi fundada por um italiano, que veio para o Brasil em 1886 e iniciou o plantio de grãos de café entre os estados de São Paulo e Paraná. Alguns anos depois, sua família expandiu a produção para Minas Gerais e cresceu ainda mais. 

Todavia, o nome Baggio Café somente surgiu quando a bisneta do fundador da marca decidiu dar um novo rumo para a empresa e foi em 2007 que ela desenvolveu um blend único, criado com os melhores grãos de café brasileiros. 

Chamado de Baggio Especial Espresso, esse produto já ganhou diversas vezes o prêmio de melhor café do Brasil e é um dos mais vendidos da companhia. 

E a variedade de cafés da Baggio é ampla e os consumidores que gostam ou querem experimentá-los encontram cafés moídos, em grãos, em cápsulas, para máquinas Dolce Gusto ou Nespresso, e até mesmo cafés aromatizados, que são os mais diferentes. 

Café Dutra

Café Dutra

Considerados especialistas na produção de cafés raros e exóticos, os Cafés Dutra são produzidos na Fazenda Dutra, que fica na região montanhosa das Matas de Minas, no distrito de São João do Manhuaçu. 

A história dessa marca teve início nos anos 50 e atualmente ela é responsável pelo cultivo de 15 variedades de café, que são desenvolvidas em montanhas com altitudes entre 800 a 1350 metros. 

O Café Dutra acumula mais de 100 prêmios nacionais e internacionais e em 2017 ganhou o 1º lugar na categoria Conilon e foi finalista do prêmio Coffee of the Year no mesmo ano na categoria Arábica.

Os produtos dessa empresa são divididos em cafés torrados em grãos, torrados e moídos, raros e exóticos, micro lotes e orgânicos. 

Dentre os raros e exóticos estão grãos das variedades Catiguá, Geisha, Pacamara Amarelo, Aramosa e Uva, que são muito diferenciados e ideais para quem gosta de experimentar sabores novos.  

Café América 

Café América

A Café América atua no ramo de cafés desde 1962, mas nessa época ela exercia a função de comissária e exportadora de café. No entanto, em 1975 a empresa começou a trabalhar no segmento de café torrado, moído e em grãos.

Com isso, hoje em dia todos os cafés cultivados e produzidos passam por um rigoroso controle de qualidade e seus grãos 100% arábica vêm das regiões cafeeiras mais conhecidas do Brasil. 

E o que se destaca nos cafés América é o seu sabor envolvente e levemente achocolatado, que é encontrado nas versões expresso, filtrado (torrado e moído), solúvel, em cápsulas e também em cappuccino.  

Café Bialetti 

Café Bialetti

Bastante conhecida pelas suas cafeteiras italianas, a Bialetti é uma marca que teve origem na Itália em 1919, mas trouxe a sua produção para o Brasil e hoje cultiva seus cafés na região sul de Minas Gerais.  

Ela conta com cafés de origem 100% arábica e outros grãos, que são criados a partir de um blend das linhagens Bourbon Amarelo, Mundo Novo e Catuaí.

Os seus produtos que mais se destacam são o Napoli e o Roma. Ambos são feitos com grãos da espécie arábica e são produzidos seguindo métodos minuciosos e tradicionais, estando disponíveis nas versões em grãos e moído. 

Inclusive, a Bialetti trabalha também com a produção de cafés específicos para Moka e para uso com coador, algo que poucas marcas nacionais oferecem.  

Octavio Café 

Octavio Café

A Octavio Café é reconhecida pelos seus cafés especiais e disponibiliza aos consumidores algumas opções, que são produzidas em micro lotes. 

O cultivo desses grãos começou em 1890 na cidade de Brodowski, que fica no interior do estado de São Paulo. Porém, atualmente a marca conta com algumas fazendas, que possuem certificados internacionais da Rainforest Alliance e da UTZ, relacionados à qualidade e sustentabilidade da sua linha de produção. 

Os cafés Octávio estão disponíveis nas versões torrado e moído, em grãos, em cápsulas, que são compatíveis com cafeteiras Nespresso, e em micro lotes, existindo o micro lote Melaço, Cacau e Frutas Cítricas. 

Além disso, há também cafés com diferentes intensidades e os descafeínados, que são ideais para quem aprecia o sabor dessa bebida, mas não deseja ingerir a cafeína. 

Café Native Orgânico

Café Native

A Native é uma marca sustentável considerada líder mundial na produção e comercialização de açúcar e álcool orgânicos, mas que possui em sua gama de alimentos cafés muito saborosos. 

Os cafés orgânicos se destacam por serem cultivados e produzidos sem a adição de produtos químicos e pesticidas, e não somente são considerados mais saudáveis, como também não são prejudiciais ao meio ambiente. 

Com isso, os cafés da Native são encontrados em diferentes versões para que se adaptem a todos os gostos e necessidades. Assim, há opções em cápsulas, em grãos, torrado e moído, instantâneo e que apresentam diferentes intensidades.

Latitude 13 Cafés Especiais

Café Latitude 13

Verificar Preço/cart/button/Color

A Latitude 13 trabalha com a produção e exportação de cafés para Europa, Estados Unidos e Ásia há mais de 20 anos. 

Com fazendas localizadas na Chapada Diamantina, na Bahia, seus grãos são cultivados a partir de modernos processos de cultivo e manejo sustentáveis e são colhidos, selecionados e torrados pelos próprios produtores das fazendas para garantir a sua mais alta qualidade. 

Todo esse minucioso processo rendeu à marca diversos prêmios e reconhecimentos. Deste modo, seus cafés estão presentes no Vaticano desde 2009, em 2010 entraram no cardápio do chef de cozinha Jamie Oliver e em 2019 uma de suas cafeterias foi eleita como a melhor do Brasil.

A Latitude 13 fabrica cafés especiais moídos, em grãos e em cápsulas, que podem ser usadas em cafeteiras Nespresso. 

Café Nescafé 

Café Nescafé

Verificar Preço/cart/button/Color

Os cafés da Nescafé estão presentes nas casas dos brasileiros há muitos anos e evoluíram consideravelmente com o passar do tempo. 

Produzidos pela Nestlé desde 1938, eles foram lançados na Suíça e em 1969 o Nescafé foi o primeiro café a pousar na lua, estando incluído como suprimento na missão Apollo 11. 

Hoje os cafés Nescafé que mais se destacam são os da linha Origens do Brasil, que são feitos com grãos 100% arábica das regiões das Serras do Alto Parnaíba e da Chapada Diamantina e contam com um aroma frutado, que lembra o caramelo. 

Outro diferencial dessa linha é que existem opções solúveis, que são o carro-chefe da marca, e na versão torrado e moído para coar. 

Bravo Café

Bravo Café

Verificar Preço/cart/button/Color

A Bravo Café surgiu em 1999 na região de Alta Mogiana Paulista, que fica no Estado de São Paulo, e hoje possui também fazendas no Sul de Minas Gerais. 

Trabalhando com grãos 100% arábica, todo seu cultivo e produção é realizado por pequenos produtores, que executam esse processo seguindo os mesmos padrões dos melhores cafés gourmets do mundo. 

Atualmente, a marca conta com diversos tipos de café, que estão disponíveis nas opções em grãos, moído, em sachê e em cápsulas e apresentam diferentes sabores e intensidades.  

Café Pronova 

Café Pronova

Verificar Preço/cart/button/Color

Produzidos na região montanhosa do Espírito Santo, os cafés Pronova são feitos com grãos 100% arábica e torra média, tendo um corpo aveludado, notas cítricas e doces e uma acidez suave. 

A empresa foi uma das primeiras cooperativas de café do Brasil e em 2019 ganhou o prêmio Coffee of the Year, que a tornou reconhecida no mundo todo.

Em sua linha de produtos é possível encontrar cafés em grãos e moídos e há também algumas produções em micro lotes, que são bastante diferenciadas. 

Café Melitta

Café Melitta

Verificar Preço/cart/button/Color

Por mais que os cafés Melitta sejam os preferidos de muitos brasileiros, a história dessa marca não teve início com o cultivo desses grãos. 

Na realidade tudo começou em 1908, quando a dona de casa alemã 

Melitta Bentz criou o primeiro filtro de café do mundo. 

Após fazer um grande sucesso nesse segmento, em 1962 a empresa ingressou para o mercado de cafés propriamente ditos e foi a 1ª torrefadora da Alemanha que lançou cafés embalados à vácuo.

No Brasil o café Melitta chegou em 1980 e atualmente essa marca é reconhecida por produzir cafés de alta qualidade, saborosos, fáceis de encontrar para comprar e que são vendidos por um valor mais acessível. 

Inclusive, hoje a Melitta conta com os seus tradicionais cafés e também com a linha de cafés especiais e a Regiões Brasileiras, que é composta por cafés gourmet chamados de Cerrado, Mogiana e Sul de Minas. 

Café Pilão 

Café Pilão

Verificar Preço/cart/button/Color

A Pilão é outra marca de cafés brasileira muito conhecida e desde 1978 ela é responsável por produzir um café intenso e de sabor único, sendo considerada uma líder de vendas.

No início da sua história a empresa produzia apenas produtos em pó, mas em 2000 criou as linhas Espresso, Descafeinado, Solúvel e Cappuccino.

Já em 2013 ela lançou a Linha Aroma, que oferece diferentes intensidades de café, e em 2014 foi disponibilizado aos consumidores o seu café na versão Extraforte. 

Hoje existem também os cafés da linha Senseo, que são muito aromáticos e contam com blends feitos com grãos selecionados e torrados no ponto certo, e há os cafés em cápsulas, que são muito práticos. 

Café Espressione 

Café Espressione

Verificar Preço/cart/button/Color

A Espressione é uma empresa que se tornou reconhecida pelas suas máquinas de café, que estão presentes em cafeterias e empresas espalhadas por todo o país. 

No entanto, seus idealizadores decidiram usar toda a sua expertise para produzir seus próprios cafés. Para isso eles se uniram a marca Ferrero, que já era desse ramo, e passaram a desenvolver os Cafés Espressione. 

Sendo assim, quem deseja conhecê-los pode optar pelas versões em grãos ou em cápsulas, que estão disponíveis nas intensidades suave e intenso. 

Principais dúvidas sobre os melhores cafés do Brasil

Agora que você já conheceu as melhores marcas de café de 2024, chegou o momento de respondermos algumas das dúvidas mais comuns dos consumidores a respeito desses produtos. Vamos lá?

Onde comprar cafés especiais com preço justo?

O mercado dos cafés especiais está em ampla expansão. Graças a isso, quem gosta de degustá-los encontra uma ampla variedade de opções disponíveis para compra. 

Muitas marcas, como a Café do Ponto e a Starbucks, por exemplo, contam com lojas físicas no qual é possível adquirir os seus produtos. 

Porém, caso o que você busca não seja de uma fabricante com loja própria, uma excelente alternativa são os sites, que contam com uma grande variedade de cafés. 

O que mais recomendamos é a Amazon, pois ela reúne os melhores cafés especiais, gourmet e regulares e os vende por um ótimo preço. 

Melhores marcas de café de supermercado

Os cafés de supermercado são os mais comuns e estão presentes na casa da maioria dos brasileiros. 

Por mais que eles sejam considerados simples, muitos não pecam na qualidade e ainda contam com a vantagem de serem vendidos por um valor mais acessível. 

Dessa forma, as melhores marcas de café de supermercado são Pilão, Melitta, Nescafé, Café do Ponto e Três Corações. 

Espero que tenha gostado, até a próxima!