Hario V60

O universo dos cafés é muito amplo e varia não somente nos tipos de grãos e moagens, como também na ampla oferta de utensílios para o preparo dessa bebida. Por falar nisso, há alguns anos um produto tem chamado atenção: o Hario V60!

Com um design diferenciado, esse modelo de porta filtro de café promete extrair a melhor qualidade dessa bebida, a deixando mais saborosa e aromática. Mas será que o resultado é esse mesmo? Para responder a essa pergunta fomos a fundo descobrir tudo sobre esse item.  

👉☕ Alerta de café de qualidade! Já conhece o café Baggio? Encontre promoções imperdíveis no site oficial. Clique aqui e confira! alert-warning

O que é o Hario V60?

O Hario V60 é um porta filtro de café com uma aparência semelhante ao tradicional Melitta. Todavia, ele conta com um design diferenciado, que já ganhou diversos prêmios e foi pensado para extrair o melhor dos pós de café. 

Com isso, esse produto tem uma estrutura em formato de cone com angulação de 60º, apresenta ranhuras internas e possui uma larga abertura na sua parte inferior. 

Todos esses elementos foram desenvolvidos para fazer com que a água se direcione de maneira uniforme em direção ao orifício de saída e garantem que exista uma distância adequada entre o líquido e o papel do filtro. 

Hario V60 em uso

Assim, diminui-se o tempo de contato do pó de café com a água e permite-se a  circulação de ar.

Além disso, o orifício de saída circular do Hario V60 não possibilita que a água fique parada no seu fundo, assegurando uma maior agilidade em passar o café e promovendo uma extração mais eficiente do seu sabor. 

Outro diferencial desse porta filtro é que ele é produzido em diferentes materiais, como vidro, cerâmica e metal, que se adaptam a todos os gostos e necessidades. 

O que significa o nome Hario V60?

O Hario V60 é um utensílio desenvolvido pela empresa Hario, que foi fundada em Tóquio em 1921. Sua criação aconteceu em 2005, mas o sucesso desse porta filtros ocorreu realmente há cerca de 10 anos. 

E a nomenclatura do produto é uma junção do nome da fabricante com o vetor 60, que se refere ao ângulo de 60º encontrado no seu cone. 

Como surgiu o Hario V60?

O Hario V60 surgiu do desejo dos desenvolvedores da empresa de criar um porta filtro de café, que apresentasse uma eficiência mais elevada e ainda assim tivesse uma aparência similar ao produto original. 

Até chegar no design que encontramos hoje muitos testes foram realizados. Com isso, cada detalhe desse modelo foi pensado e repensado até que chegasse no padrão de qualidade buscado pela Hario.  

Principais diferenças entre o Hario V60 e os coadores tradicionais

Quem utiliza o Hario V60 afirma que ele é o melhor utensílio para preparar um café saboroso e aromático. O motivo disso é que o produto conta com uma série de diferenciais quando comparado aos coadores de café tradicionais. 

Dessa forma, o principal ponto de destaque do Hario V60 é o seu orifício de tamanho maior encontrado na parte inferior que, em conjunto com os filtros em formato de cone, consegue coar rapidamente o café e extrair de maneira mais eficiente suas propriedades. 

Já os coadores clássicos têm uma abertura menor e somente são utilizados com filtros de base reta. Com isso, neles a água e o pó encontram mais obstáculos para chegar até a jarra e o tempo de preparo da bebida é maior, o que gera um resultado não tão bom. 

Como preparar o café no Hario V60?

Utilizar o Hario V60 para preparar um saboroso café é muito simples. Contudo, vale a pena ressaltar que, para garantir melhores resultados, o ideal é que seja usado um pó de qualidade superior nesse produto. 

Dito isso, confira abaixo o passo a passo para criar uma bebida deliciosa com esse porta filtros de café: 

  1. Comece dobrando as laterais do filtro para que ele fique alinhado com o coador; 
  2. Escalde o filtro de papel com água quente até ela atingir toda a sua extensão e a remova; 
  3. Adicione o pó de café no filtro usando a proporção de 20 gramas para 300 ml de água. Se possível, dê preferência para grãos moídos na hora; 
  4. Esquente a água para o café até ela atingir uma temperatura máxima de 96ºC;
  5. Quando a água estiver na temperatura ideal despeje cerca de 60 ml dela sobre o pó e aguarde em média 30 segundos. Esse método se chama Blooming e tem como finalidade extrair todas as notas do café;   
  6. Após esse período acrescente delicadamente o restante da água e vá mexendo o pó com movimentos circulares; 
  7. Quando todo o café for coado, basta servi-lo como desejar.  

Com o vídeo a seguir o processo pode ficar ainda mais claro, veja:

Quais os tamanhos disponíveis do Hario V60?

O Hario V60 está disponível em três tamanhos, chamados de 1, 2  e 3. O primeiro é ideal para o preparo de aproximadamente uma xícara de café. 

O segundo é um intermediário e bom para o dia a dia da maioria das pessoas, enquanto que o terceiro é o maior e serve para preparar até 1,5 litros de bebida.  

Melhores kits Hario V60 de 2023

O Hario V60 é vendido em kits, que normalmente vêm com uma jarra, filtros de papel e o próprio coador. 

Esses kits estão disponíveis em uma ampla variedade e abaixo te mostramos os três melhores: 

Kit de Cafeteira Hario V60


Essa opção é uma das mais vendidas da marca, pois é versátil e se adapta a praticamente todas as necessidades. 

Nela encontra-se um Hario V60 de tamanho 2 produzido em acrílico transparente, uma jarra de vidro de 700 ml, um pacote de filtros de papel e uma colher medidora. 

Conjunto Hario V60 com jarra de 700 ml

Conjunto Hario V60 com jarra de 700 ml

Esse conjunto da Hario foi pensado especificamente para que possa ser utilizado para extrair e servir o café. 

Para isso ele vem com um Hario V60 de tamanho 2 confeccionado em vidro, uma jarra com capacidade de 700 ml com formato que imita um decanter de vinho e uma cinta de silicone, que promove um manuseio confortável e seguro. 

Conjunto Hario V60 para iniciantes

Conjunto Hario V60 para iniciantes


Se você está começando a investir em utensílios para preparar café na sua casa, esse kit é a melhor escolha. 

Muito completo, ele é composto por uma jarra de vidro de 700 ml, que tem uma alça ergonômica, um Hario V60 de acrílico no tamanho 2, um pacote de filtros de papel naturais e uma colher medidora. 

O conjunto está disponível na cor vermelha e é bastante simples de usar. 

Para finalizar...

Não há dúvidas de que o Hario V60 é um produto de excelente qualidade e muito inovador. Ele realmente veio para revolucionar o segmento dos porta filtros de café e está disponível em diferentes versões. 

Portanto, se o que você deseja é preparar cafés mais saborosos e de elevada qualidade, vale a pena investir em um desses.