Coffee Break

Se você já participou de congressos, reuniões, cursos ou palestras, com certeza se deparou com um intervalo no qual eram servidos alguns lanches rápidos e bebidas. 

Esse momento é chamado de coffee break, expressão em inglês que na tradução para o português quer dizer “pausa para o café”. 

Muito apreciada em todo o Brasil, essa é uma oportunidade não somente de agradar os convidados ou participantes, como também de promover networking, fazendo com que novos negócios ou troca de ideias possam ser criados. 

Mas o que é esse evento? Qual a melhor forma de organizá-lo? O que não pode faltar em um desses? Abaixo vamos responder essas e outras perguntas para que você aprenda tudo sobre o coffee break, confira! 

 Publicidade

 Publicidade

O que é um coffee break?

Pessoas em um coffee break

Como o próprio nome diz, o coffee break consiste em uma pausa no decorrer de um evento para que os convidados possam descansar e se alimentar um pouco. 

Não se sabe ao certo qual é a origem desse momento, porém acredita-se que ele foi criado em meados do século XIX, na cidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. 

Desde então ocorreram muitas mudanças na organização do coffee break, mas até hoje ele continua sendo usado como um episódio de relaxamento em meio a outras atividades, que podem ser cursos, palestras, congressos e muito mais. 

Inclusive, o tempo de duração dessa pausa costuma variar entre 15 ou 30 minutos, mas chega a até 1 hora dependendo do número de participantes do evento ou cardápio. 

Como organizar um coffee break

Café bloco de notas e relogio

À primeira vista organizar um coffee break pode até parecer difícil, mas na realidade isso é mais simples do que se pensa. 

Deste modo, o primeiro passo consiste em saber quantas pessoas irão participar do evento. A partir disso consegue-se determinar a quantidade de bebida e comida e também o local em que a mesa será montada. 

Com relação ao local, é fundamental ter em mente que o espaço onde tudo ficará alocado deve permitir a presença e a circulação de todos os convidados, sem ficar apertado ou desconfortável. 

Falando sobre a quantidade de comida ou bebida, saiba que ela também é definida de acordo com o número de participantes e varia conforme o que será servido. 

Sendo assim, a média a ser calculada é a seguinte: 

  • Salgados: 5 porções por pessoa;
  • Doces: 3 porções por pessoa;
  • Frutas: 1 porção por pessoa;
  • Bebidas: 300 ml por pessoa; 
  • Utensílios: 1 copo, 1 xícara, 2 unidades de cada talher e 3 a 4 guardanapos por pessoa. 

Na montagem do coffee break é preciso pensar ainda no número de mesas postas. 

Isso deve ser determinado levando em consideração a quantidade de convidados e recomenda-se pelo menos uma mesa a cada 50 pessoas. Já os utensílios do evento, como pratos, copos e guardanapos, devem ficar em uma mesa separada dos alimentos. 

Além disso, o melhor momento para realizar o coffee é na metade da agenda do evento, ou seja, se ele durar das 8h às 12h, então um horário adequado é às 10h. 

O que não pode faltar em um coffee break simples (até 50 pessoas)

coffee break simples (até 50 pessoas)

O cardápio a ser servido em um coffee break deve ser pensado para agradar a todos os convidados, inclusive os que possuem algum tipo de restrição alimentar. 

Dessa forma, é importante sempre incluir opções para veganos, vegetarianos e intolerantes a glúten ou lactose, por exemplo.

Para coffee breaks simples é indicado oferecer, no mínimo, 3 opções doces e 3 opções salgadas, além das bebidas. 

Com isso, é possível colocar na mesa: 

  • Pequenos sanduíches; 
  • Pão de queijo; 
  • Croissant; 
  • Salgados assados ou fritos; 
  • Bolos
  • Tortas; 
  • Carolinas; 
  • Biscoitos; 
  • Refrigerante; 
  • Suco; 
  • Chá; 
  • Café
  • Água. 

Vale a pena destacar ainda que na hora de definir o cardápio do coffee break é essencial pensar em alimentos que sejam fáceis de comer e que, preferencialmente, não precisem de talheres para serem consumidos. 

Também não deve-se esquecer de disponibilizar aos convidados açúcar e adoçante. 

Lista de itens para um coffee break completo e bem elaborado (até 100 pessoas)

coffee break completo e bem elaborado (até 100 pessoas)

Os coffee breaks para uma quantidade maior de pessoas costumam ser compostos por um cardápio mais variado e amplo. 

Sendo assim, neles é possível expandir um pouco mais a lista de itens que serão servidos, sempre levando em consideração a quantidade adequada de cada um conforme o número de convidados. 

Além de todos os alimentos e bebidas que foram citados acima, nessa variação pode-se também oferecer: 

  • Frutas;
  • Canapés; 
  • Iogurtes;  
  • Cappuccino
  • Chocolate quente; 
  • Água saborizada; 
  • Diferentes tipos de café. 

Inclusive, caso o coffee break aconteça no período noturno, não é proibido servir nele bebidas alcoólicas, como vinhos, espumantes e até mesmo cerveja, dependendo do estilo do evento principal.  

Melhores cardápios de acordo com o horário do evento 

Adaptar o cardápio do coffee break com o horário no qual o evento irá acontecer é uma ótima maneira de acertar. 

Com isso, dependendo do período em que a palestra, apresentação, reunião ou congresso aconteça existem bebidas e comidas que se encaixam melhor. 

Se o evento for ocorrer de manhã, uma boa ideia de cardápio é a que traz itens de café da manhã, como iogurtes, pães, frutas, carolinas, bolos mais simples, café, chás e sucos. 

Caso ele aconteça no período da tarde, sanduíches mais elaborados são uma boa aposta, assim como salgados fritos, bolos, tortas, refrigerantes, o tradicional cafezinho, sucos e águas saborizadas. 

Já se o coffee break for servido à noite, então é possível inserir no cardápio pratos quentes, doces mais elaborados, canapés, salgados fritos e bebidas variadas, inclusive as alcoólicas se o evento permitir.

Coffee break nas empresas

O coffee break em empresas é muito comum durante reuniões mais longas, como as de planejamento, por exemplo. 

Ele serve como um momento de troca de ideias e também é uma excelente oportunidade para alinhar e criar uma integração mais informal entre as equipes. 

Normalmente nessas situações o coffee break é voltado para um número menor de pessoas e não é tão elaborado, como os que são para quantidades de participantes mais altas. 

Também não é recomendado servir bebidas alcoólicas, visto que normalmente após a reunião as pessoas irão voltar ao trabalho. 

Contudo, não é por isso que deve-se servir comida ou bebida de qualidade inferior. 

Pelo contrário, ao realizar um bom coffee break consegue-se cativar os colaboradores e mostrar que quem organizou aquele momento se importa em agradá-los. 

Coffee Break em eventos

O coffee break em eventos é o que mais apresenta variação no quesito cardápio, visto que pode ser pensado para se adaptar ao tema principal. 

Com isso, vamos imaginar que está acontecendo uma apresentação de um lançamento de uma empresa de cafés. 

Logo, no coffee break sem dúvidas deve-se servir o café novo e também as outras opções disponibilizadas pela marca.

Quando se fala em coffee breaks específicos para eventos também se tem a liberdade de servir comidas mais elaboradas, como pratos quentes, e até mesmo bebidas alcoólicas, algo que não é tão viável em empresas ou escolas, por exemplo. 

Mais um ponto importante é que é necessário adequar o estilo do coffee de acordo com o estilo do evento de um modo geral. 

Portanto, é preciso entender se será um público mais simples ou mais requintado para adaptar o cardápio de forma que ele fique em conformidade com o encontro em si. 

Ideias de lanches para servir em um coffee break

Ideias de lanches para servir em um coffee break

Existem diversos lanches que caem muito bem em um coffee break e costumam agradar a maioria dos convidados. 

Alguns são mais simples e levam ingredientes básicos e outros são mais elaborados e ideais para acompanhar eventos sofisticados e chiques. 

Logo, abaixo selecionamos algumas ideias de lanches que podem ser incluídos no cardápio de um coffee break, conheça: 

  • Lanche natural com patê de frango ou atum;  
  • Lanche natural de frios e salada;
  • Bruschetta de tomate com mozarela de búfala; 
  • Torrada com patê; 
  • Empada de frango ou palmito; 
  • Quiches variadas; 
  • Canapés com recheios diversos; 

Considerações finais

O coffee break é um momento que não pode faltar em eventos, sejam eles acadêmicos ou corporativos. 

Muito importante para dar um descanso aos participantes, através dele é possível promover um networking, criar episódios de descontração e muito mais. 

Porém, para conseguir realizar um coffee break de sucesso é preciso prestar atenção em uma série de detalhes. 

O cardápio é um dos pontos mais essenciais, visto que é o que irá fazer a diferença entre os convidados. 

Por isso, é fundamental adaptá-lo conforme o público e horário do evento e sempre prezar por servir comidas e bebidas de qualidade e saborosas. 

Além disso, para não faltar nada é importante levar em consideração o número de convidados e sempre deixar uma “sobra” para caso precise complementar a mesa. 

Seguindo essas dicas, sem dúvidas, é possível promover um coffee break de sucesso e que agrade a todos! 

Veja também: