como descalcificar cafeteira nespresso

A descalcificação é um processo necessário para todas as cafeteiras, mas nem todas as pessoas que adquirem um dos modelos disponíveis sabem desse detalhe. Se você também foi pego de surpresa pela necessidade de descalcificar sua cafeteira, não se preocupe!

Confira como descalcificar cafeteira Nespresso e veja como o processo pode ser muito fácil e rápido! Deixe sua cafeteira sempre funcionando com perfeição e segurança!

 Anúncios

 Anúncios

É mesmo preciso descalcificar a cafeteira?

A descalcificação é sim muito necessária e deve ser realizada a mais ou menos a cada 200 cafés produzidos em máquinas domésticas. As comerciais podem ter tolerâncias maiores, dependendo do porte e do tipo de máquina.

Para saber como descalcificar cafeteira Nespresso, veja que esse é um processo que deve ser feito porque existe uma reação química que ocorre em razão do aquecimento da água que resulta em calcário.

O calcário, com o tempo vai se pregando nas paredes da cafeteira, deixando o equipamento com resíduos e comprometendo a qualidade do café produzido. Para evitar que isso aconteça, o correto é fazer a descalcificação cada vez que a luz indicar no painel a necessidade.

Qual descalcificador usar?

O descalcificador pode ser escolhido de acordo com seu gosto e preferência, mas algumas cafeteiras indicam marcas específicas que se adequam melhor aos modelos fabricados por elas.

Para saber como descalcificar cafeteira Nespresso, use o descalcificador na medida indicada pelo fabricante e não se esqueça de dissolver muito bem o conteúdo em água para que o procedimento seja feito adequadamente.

O mais importante é conferir o quanto a água de sua região é alcalina. Quanto mais alcalina, maior a produção de calcário resultante do aquecimento de água. Em locais com água mais ácida não será necessário descalcificar a cafeteira, mas, como em regra o PH é alcalino, não é aconselhado arriscar.

Descalcificante Recomendado 

Descalcificante
✔ Ideal para cafeteiras expresso
✔  Serve em todas as marcas
✔ Melhor custo / beneficio

Como descalcificar cafeteira Nespresso?

Para saber como descalcificar cafeteira Nespresso é importante seguir os passos indicados a partir de agora:

●Esvazie o tanque de água

Após esvaziar o tanque com água, coloque o descalcificador diluído em cerca de meio litro de água de volta no tanque e encaixe-o no lugar.

●Use um recipiente no gotejador

Coloque um recipiente de cerca de um litro de capacidade sob o gotejador para receber o líquido que sairá da cafeteira

●Pressione os botões das xícaras

Os dois botões das xícaras devem parar de piscar e logo que isso ocorrer aperte os dois simultaneamente. Após pressionar os dois botões por três segundos, o modo descalcificação será ativado.

●Aperte Lungo

Após apertar o botão Lungo o processo será iniciado e a água cairá no recipiente.

●Passe a água novamente

Coloque a mesma água no recipiente e aperte novamente o botão Lungo

●Encha o depósito novamente

Após esvaziar o depósito, enxágue-o com água abundante e encha novamente o tanque com água limpa.

●Aperte Lungo novamente

Após encher o tanque com água limpa, aperte Lungo novamente para que a água limpa corra pela cafeteira, realizando enxágue mais profundo.

●Limpe os depósitos

Após esses processos, limpe o depósito de água e o de gotejamento.

●Aperte os botões simultaneamente

Após todo o processo realizado, aperte novamente os dois botões e saia do modo descalcificação.

Viu como não há segredo para saber como descalcificar cafeteira Nespresso? Agora que você já sabe todas as informações sobre o processo, não deixe de realizá-lo cada vez que o painel de sua cafeteira indicar que é o momento de fazer.

Quem possui uma cafeteira Nespresso está com uma das melhores máquinas de cafés entre as fabricadas no Brasil, por isso, é importante cuidar bem dela. Não deixe de descalcificar sua cafeteira sempre que necessário!